O planejamento tributário preventivo é uma ferramenta de grande importância para a prevenção e correção de erros relativos ao fisco. Seu uso está fortemente atrelado ao índice de sobrevivência de empresas no Brasil. Entenda como.
Como funciona o planejamento tributário preventivo?
O planejamento tributário preventivo é uma das ferramentas mais importantes para o controle de pagamentos de impostos. Quer saber mais? Continue lendo o conteúdo exclusivo do Grupo Híbrido.
Seu uso garante que o empreendimento esteja preparado para lidar com questões tributárias, assim como para poder realizar possíveis adequações de regime tributário e pagamento de impostos.
Ainda que sua utilização seja desconhecida por parte de muitos empreendedores no país, é muito comum que, ainda hoje, uma das causas de fechamento precoce de estabelecimentos no Brasil seja o desconhecimento de ferramentas para a gestão fiscal, como aponta o SEBRAE.
Para ser realizado, é preciso fazer uma busca minuciosa por informações relativas à situação tributária da empresa, a fim de se produzirem relatórios que devem ser atualizados com frequência, ajudando a reduzir de forma considerável os custos com pagamentos de impostos.
Assim, o uso do planejmanto funciona como uma espécie de guia que vai ser utilizado para a empresa estar sempre em dia com o pagamento adequado de tributos, além de evitar que erros de tributação sejam ocasionados pela falta de informações.
Quais são as três finalidades do planejamento tributário preventivo?
O planejamento tributário preventivo visa antecipar principalmente medidas relativas à tributação, por meio do levantamento de dados tributários do negócio em conjunto com o acompanhamento do calendário de tributação do ano de referência.
Uma das outras possíveis constatações feitas por meio dessa atividade é a adequação ao melhor regime de tributação, que atualmente são três.
Quando um empreendimento funciona sob o regime tributário inadequado, a tendência é que se pague muito mais em impostos do que se deveria. Por essa razão, o planejamento tributário se faz tão necessário no cotidiano empresarial.
Além dessas finalidades, o uso dessa ferramenta é uma estrutura potente para se ganhar tempo, uma vez que o registro e compilação de dados tributários, realizados de maneira frequente, auxiliam no processo de adequação e atualização de informações fiscais.
Qual a importância de ter um bom planejamento tributário preventivo?
Um bom planejamento tributário preventivo garante que erros sejam corrigidos antes que tragam prejuízos efetivos ao empreendimento.
Vale lembrar que há outras modalidades de planejamento tributário que, quando combinadas ao modelo preventivo de controle, garantem que a empresa esteja em dia com o pagamento de impostos e controle de finanças.
Como já citado, analisar dados tributários de maneira preventiva também ajuda a diminuir a incidência de fechamentos de estabelecimentos em razão da falta de planejamento e controle de tributos.
Lembre-se que, para realizar este processo, é muito importante que o profissional responsável tenha conhecimentos sobre tributos e consiga acompanhar de maneira regular o calendário anual de tributação.
Quer saber mais sobre a prestação de serviços de Direito Tributário? Clique aqui.