A elaboração de documentos avaliativos, como é o caso dos relatórios financeiros, garante o acompanhamento detalhado de atividades empresariais. Por consequência, a ausência desses parâmetros pode comprometer de maneira significativa o sucesso dos negócios.
Relatórios financeiros e o sucesso empresarial
Os relatórios financeiros fazem parte da organização de qualquer empresa. Sem eles, é impossível estipular metas e conferir resultados. Além disso, muitos problemas de ordem organizacional e operacional podem surgir quando não há preocupação em acompanhar as atividades financeiras do negócio.
Respostas para questões como estabilidade do fluxo de caixa, nível de endividamento e cumprimento de metas podem ser obtidas através desses indicadores.
Desse modo, o empreendedor que dedica parte do seu tempo à análise de dados contábeis tem chances muito maiores de garantir o sucesso de sua empresa em comparação àquele que não o faz.
Os relatórios financeiros também possuem função importante quando o assunto é a comprovação de informações a órgãos governamentais.
A legislação brasileira exige que empresas forneçam dados relativos às despesas e receitas a fim de confirmar se obrigações, como o pagamento de tributos, estão sendo realizadas de forma devida. Continue no blog para saber mais.
Relatórios financeiros: os tipos de registro
Há diferentes tipos de relatórios financeiros, sendo que a utilização de cada um deles vai depender do que a empresa precisa avaliar. Por exemplo, a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é uma exigência da Receita Federal no confronto de informações sobre resultados líquidos da empresa em um determinado período. Portanto, as informações desta declaração também garantem que a gestão empresarial confirme se houve lucro ou prejuízo.
Tão importante quanto a DRE, há também o Balanço Patrimonial. Seu objetivo é confirmar o patrimônio líquido de um negócio e, por isso, contém dados sobre ativos e passivos. Sua utilização permite ao empreendedor conhecer a dinâmica entre os bens e as dívidas de sua empresa.
Além disso, há o demonstrativo de fluxo de caixa. Esse registro, que faz parte dos relatórios financeiros e demonstrações de uma empresa, garante o acompanhamento de atividades de entrada e saída.
Se utilizado corretamente, também dá ao empreendedor o poder de antecipar informações sobre pagamentos e recebimentos em prazos maiores.
Como fazer uso dos relatórios?
A maioria dos relatórios financeiros compõe um processo inevitavelmente contínuo. Quando não há registro diário de transações e operações contábeis, o acompanhamento e a prestação de contas se tornam muito mais difíceis.
Por isso, recomenda-se que todas as informações financeiras sejam registradas sempre que houver alguma movimentação.
Como o crescimento de uma empresa implica no aumento de dados importantes, uma dica importante é automatizar alguns processos, sempre que possível. Por exemplo, pagamentos podem ser feitos em dias fixos por meio de débito automático, por exemplo. Nesse caso, é importante organizar o caixa para não faltar dinheiro no momento da cobrança.
Por fim, contar com a ajuda de profissionais especializados também ajuda empresas que querem alcançar sucesso financeiro. A assessoria contábil do seu empreendimento vai ficar completa com o Grupo Híbrido. Saiba mais!