Estar atento aos riscos financeiros que são capazes de desestabilizar a atuação de profissionais da advocacia é algo importante para os profissionais da área. Questões como inadimplência, instabilidades de mercado, perda de casos pro bono e assim por diante são fatores a serem levados em consideração no momento de decidir a precificação de serviços.
Riscos financeiros no setor advocatício
Podendo ser internos ou externos, os riscos financeiros têm o potencial de desestabilizar seu negócio. Podendo ser o resultado de casos perdidos, desistências de litigâncias, insatisfação de clientes, desatualização legal ou fatores semelhantes, os riscos financeiros costumam estar associados à insolvência do negócio perante às responsabilidades financeiras.
Para evitar que seu escritório enfrente problemas como este, é necessário focar em alguns mecanismos de prevenção, como por exemplo:
Acompanhamento da taxa de produtividade
A fim de evitar os riscos financeiros, é necessário que o escritório aplique algumas taxas mínimas de produtividade, quer seja por hora, dia ou semana. Dessa maneira, pode-se garantir que os honorários cobrados vão cobrir as necessidades financeiras do escritório, mantendo-se distante da insolvência ou de dívidas capazes de se acumular.
Gestão de tempo
Uma gestão deve estar associada ao acompanhamento da taxa de produtividade, fazendo isso, é possível acompanhar quanto tempo está sendo investido em alguns processos, evitando que as pessoas envolvidas dediquem muitos dias a uma demanda que paga pouco, ou mesmo, que ultrapassa o orçamento previamente estipulado. Sendo assim, o estudo do tempo investido também garante que futuros orçamentos do tempo dedicado serão mais justos e coerentes com a realidade.
Satisfação de clientes
Um escritório de advocacia depende fortemente da imagem compartilhada pelas pessoas. Ou seja, se a imagem do escritório é negativa, com comentários reclamando em redes sociais, por exemplo, há grandes chances de impacto negativo nos negócios. Portanto, até mesmo isso pode ser considerado um risco financeiro a evitar. Garanta que existem medidas em vigor para otimizar o nível de satisfação dos clientes.
Criação de um fundo de garantia
Por fim, com o objetivo de melhor lidar com as instabilidades do mercado, assim como garantir certa margem para possíveis meses nos quais as contas não fecham, crie um fundo de garantia. Você pode fazer isso investindo numa conta de poupança para o escritório, ou adquirindo cartas de crédito de alta liquidez.
Outro elemento adicional é a assessoria contábil ou financeira. Com ela, seu escritório pode acompanhar os principais indicadores de desempenho que ajudam a evitar riscos financeiros. Além disso, também garantem plena concordância com as leis fiscais brasileiras, algo que minimiza os riscos de infringir leis fiscais.
Converse com a Híbrido e saiba mais sobre riscos financeiros
A Híbrido é uma empresa de assessoria tributária capaz de cobrir as necessidades de seu escritório de forma completa. Converse agora mesmo com os especialistas da empresa e entenda melhor tudo o que a equipe da casa pode lhe oferecer.