Imobiliárias que contratam serviços de assessoria buscam conforto e segurança na realização de suas atividades. Autônomos também podem se beneficiar, assim como clientes que precisam de mais informações sobre o funcionamento da assessoria contábil e tributária.
O que é a assessoria contábil e tributária para imobiliárias?
A atuação da assessoria contábil e tributária para imobiliárias está diretamente ligada com a gestão financeira e fiscal. Assim, seu principal objetivo é promover assistência e segurança nas relações financeiras e fiscais desenvolvidas nesse contexto.
Já que uma imobiliária é uma empresa como qualquer outra, esta deve estar submetida à legislação fiscal brasileira, respeitando-se limites do empreendedorismo e da própria natureza das atividades desenvolvidas.
Nesse sentido, o papel da assessoria contábil e tributária é mediar situações que envolvam não somente atividades de compra, venda e aluguel. Pelo contrário, as práticas contábeis e tributárias se estendem para a própria condução e modo de gerir a imobiliária enquanto empreendimento.
Para corretores independentes essa situação é muito semelhante. Aliás, quem exerce a profissão de maneira autônoma deve ter as mesmas preocupações que uma imobiliária em relação à organização de suas atividades financeiras e tributárias.
Desse modo, a assessoria também é uma forma de se resguardar em situações mais complexas. Assim, a partir do aconselhamento profissional, é possível decidir pelas melhores atitudes quando necessário.
Contudo, esse serviço também pode ser requisitado por pessoas físicas que desejam aconselhamento sobre compra, venda e aluguel de imóveis, mas que não sabem exatamente como lidar com detalhes da legislação fiscal.
O blog do Grupo Híbrido separou as principais funções da assessoria contábil e tributária para imobiliárias, que podem ser conferidas a seguir.
Principais serviços desse tipo de assessoria contábil e tributária
Como foi explicado, o serviço de assessoria contábil e tributária para imobiliárias é feito com o objetivo de amparar e resguardar empresas e profissionais da área.
A partir da observação e avaliação das atividades financeiras e fiscais desenvolvidas pelo empreendimento, também é possível constatar se há necessidade de realizar melhorias ou definir estratégias de ação diferenciadas.
Além disso, os assessores são responsáveis pelo aconselhamento de quem atua no ramo do mercado imobiliário. A fim de se chegar às melhores práticas, o assessor contábil e tributário pode recomendar:
- Revisão e elaboração de relatórios financeiros conforme normas contábeis aplicáveis.
- Aplicação e ajuste de estratégias tributárias para otimização fiscal.
- Adesão estrita a princípios éticos na condução de todas as operações contábeis.
- Monitoramento contínuo das mudanças na legislação tributária.
Como cada porte de empresa deve respeitar as exigências específicas do governo brasileiro, é importante se atentar à declaração e pagamento adequado de impostos.
Assim, à medida que um empreendimento cresce essa atividade pode se tornar mais complexa, é muito comum contar com a ajuda de assessores no momento de apuração fiscal e pagamento.
Quem pode fazer minha assessoria contábil e tributária?
Os principais profissionais habilitados para atuar no ramo de assessoria contábil e tributária para imobiliárias são os contadores e consultores fiscais especializados na área. Inclusive, há uma lei de 1994 que determina quais são as restrições de atuação, sobretudo no que diz respeito à atividade de consultoria financeira e fiscal.
Portanto, quem deseja contratar esse tipo de serviço precisa se atentar à formação e habilitação do profissional que oferece serviços como assessor contábil e tributário.
A partir disso, é muito importante checar quais as qualificações de profissionais e escritórios atuantes no mercado financeiro e fiscal, sobretudo quando há especialização em questões imobiliárias.
O Grupo Híbrido atua com assessoria contábil e tributária há mais de 40 anos. Confiabilidade e qualidade são os fortes da empresa. Conheça a proposta!