A previdência privada é muito assimilada apenas com a aposentadoria, mas também serve para projetos e investimentos futuros. Através dela, o contribuinte investe contribuindo com uma quantia por um período determinado de tempo e o valor rende. Até maio de 2024, mais de 11 milhões de brasileiros já tinham um plano de previdência privada. Para entender mais sobre como funciona a previdência privada e entender sua importância, confira nosso artigo.
Como funciona a previdência privada?
A previdência privada é um tipo de investimento a longo prazo e pode ser um complemento à previdência pública do governo. Apesar de utilizar-se bastante para planos de aposentadoria, não serve apenas esse propósito, podendo usá-lo para planejar investimentos futuros.
E quanto aos pagamentos? Eles podem ser mensais ou de parcela única. Além disso, é possível fazer contribuições adicionais quando puder e quiser. É interessante lembrar também que quanto maior a quantia investida, maior o retorno.
A fiscalização da previdência é de responsabilidade da Susep. Quanto ao fornecimento, há dois tipos de previdência privada:
- fechado (fundos de pensão), oferecido por empresas aos seus funcionários por meio de fundação
- aberto (previdência individual), cabe a qualquer pessoa em bancos ou corretoras.
Se estiver buscando a contratação de um serviço de previdência privada, lembre-se de que o Grupo Híbrido pode te ajudar. Temos especialistas disponíveis para assessorar esse processo, fale conosco!
Previdência Aberta
Disponível para qualquer pessoa, a previdência aberta é interessante caso não haja frequência obrigatória de aportes. Ou seja, o investidor escolhe quando e quanto vai investir. Além disso, nessa modalidade de previdência é preciso seguir as regras da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Previdência Fechada
A previdência fechada segue as determinações da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Nesse caso, a previdência é oferecida por empresas exclusivamente a seus funcionários.
Como funciona a previdência privada: PGBL e VGBL
Para a previdência privada há dois planos, o PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) e o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres). A maior diferença entre eles é a tributação na hora do resgate.
Indica-se mais o PGBL para os contribuintes que fazem a declaração completa do Imposto de Renda, pois os pagamentos mensais podem ser descontados do IR. Nessa tributação, é possível que o valor investido no plano de previdência seja deduzido em até 12% da renda bruta tributável. Assim, o contribuinte pode abater o valor investido da base de cálculo do IR.
Por outro lado, o VGBL é o modelo indicado para aqueles que optaram por declarar o IR de forma simplificada. Diferente do PGBL, aqui não há desconto fiscal. Porém, na hora de resgatar o valor, a cobrança tributária incide sobre os rendimentos, e não sobre o total acumulado.
Os valores do VGBL acumulam e rendem no plano, e ele funciona também como seguro de vida, assim como o PGBL, quando contratado com a cobertura de pecúlio. Esse modelo atua como uma indenização ao(s) beneficiário(s) indicado(s) no ato da contratação.
Para saber mais sobre as tributações específicas de cada modalidade, é importante contar com um serviço especialista em Previdência Privada.
Posso fazer a portabilidade do meu plano de previdência?
É possível realizar a portabilidade do plano de previdência, seja ele PGBL ou VGBL, para outra instituição financeira. Porém, você só pode migrar dentro de planos da mesma modalidade (por exemplo, um PGBL só pode mudar para PGBL). Na maioria das vezes, esse processo ocorre sem custo. No entanto, uma das condições para a portabilidade é não mudar da tabela regressiva para a progressiva.
Para decidir pela mudança do seu plano é preciso entender quais condições a nova instituição oferece que podem beneficiar seus rendimentos. Além disso, é preciso conhecer seus tributos e suas finanças. Por isso, é fortemente recomendável contar com uma corretora de seguros.
Conclusão
Para entender mais a previdência privada, conheça os serviços da Híbrido Assessoria, que possui uma vertente especializada somente em previdência privada. Por isso, os especialistas estarão prontos para tirar todas as suas dúvidas e auxiliar no processo de investir seu dinheiro com cuidado e tomando as melhores escolhas. Entre em contato!