Um problema comum, vivido pela maior parte das empresas, está na elevada carga tributária existente no país. Isso porque são tantos impostos, taxas e contribuições que as empresas ficam sufocadas e acabam tendo o crescimento do negócio afetado. Pensando nisso, o Grupo Híbrido preparou esse artigo para orientar as empresas de como devem agir para pagar menos impostos dentro da lei. Sem dúvida, isso é possível a partir de alguns mecanismos que podem ser usados e permitidos pela própria legislação.
O que é e para que serve a elisão fiscal?
De uma maneira simples, por Elisão Fiscal deve ser entendido o conjunto de estratégias e ações para diminuir a carga tributária e pagar menos impostos dentro da lei. Ou seja, examina a legislação tributária para o melhor enquadramento tributário da empresa.
É importante esclarecer que para desenvolver essa prática é necessário ter um conhecimento profundo e completo da legislação tributária do país. Visto que é preciso assegurar a conformidade legal, pois qualquer erro pode ser interpretado como sonegação.
Existem duas formas de Elisão Fiscal, sendo: decorrente da própria lei ou de brechas e lacunas que existam na lei. Nesse sentido, quando são originadas pela lei, correspondem às decisões previstas em lei para redução de tributos. Por exemplo, os incentivos fiscais.
Já no caso de serem por brechas ou lacunas, dependem mais de uma interpretação do conteúdo da lei. Por exemplo, quando a empresa muda a sua sede para uma região que oferece uma alíquota mais baixa.
Assim, as ações fundamentadas na prática da Elisão Fiscal visam reduzir pagar menos impostos adotando medidas para:
- Reduzir a base de cálculo do tributo;
- Evitar a incidência do fator que gera o tributo;
- Postergar o pagamento tributário sem multas.
Dicas para pagar menos impostos dentro da lei
Saiba que existem algumas medidas que podem ser adotadas pelas empresas para pagar menos impostos dentro da lei. Com toda a certeza, são estratégias para melhorar a gestão da empresa e aproveitar os recursos investidos. Veja a seguir:
1 – Desenvolva um Planejamento Tributário, que é uma forma estratégica de colocar em prática a ideia de Elisão Fiscal. Isso porque é feito um diagnóstico da situação tributária da empresa e uma análise detalhada das informações obtidas.
Além de avaliar o enquadramento tributário da empresa para avaliar se é a melhor adequação para a empresa pagar menos impostos dentro da lei.
2 – Mantenha em dia o pagamento de impostos, taxas e contribuições, o que permite evitar multas, taxas e juros por atraso. Além disso, é importante acompanhar o calendário de pagamentos de tributos para evitar surpresas com mudanças de datas.
3 – Aproveite dos incentivos fiscais, que podem ser federais, estaduais, municipais, regionais ou ainda setoriais. Sem dúvida, existem muitos incentivos fiscais que podem ser usados pelas empresas a partir de uma busca detalhada.
4 – Avalie a possibilidade de terceirizar serviços com o intuito de reduzir custos e diminuir encargos com atividades secundárias. Com toda certeza, é fundamental manter o foco na atividade principal da empresa, ou seja, o seu core business.
5 – Adote a estratégia de obter a isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) mantendo os investimentos por no mínimo 30 dias.
Portanto, observe que são ações estratégicas para pagar menos impostos dentro da lei e dar um certo alívio para a empresa. Certamente, a gestão financeira do negócio fica mais assertiva e eficiente, com resultados mais satisfatórios.
Estas são apenas algumas dicas para pagar menos impostos dentro lei. Existem muitas outras que podem ser aplicadas de acordo com a atividade de cada empresa e o Grupo Híbrido está preparado para assessorá-los.
O Grupo Híbrido pode te ajudar a colocar em prática essas medidas e fazer com que você reduza os seus impostos pagos.
Se gostou do artigo e tiver interesse em mais informações sobre o assunto, entre em contato com o Grupo Híbrido para maiores esclarecimentos.