A contabilidade é uma ferramenta essencial para a gestão empresarial, pois tem o papel estratégico de gerar, interpretar e analisar as informações do negócio. Com isso, facilita o processo de tomada de decisão e os cálculos para decisões de investimentos.
Pensando nisso, o Grupo Híbrido desenvolveu esse artigo para explicar como a contabilidade pode ajudar no processo de gestão empresarial.
O que é gestão empresarial?
De uma maneira simples, a gestão empresarial é uma estratégia para o gerenciamento dos negócios visando alcançar os objetivos e metas estabelecidas. Nesse sentido, implica em ações a serem implementadas para direcionar todas as atividades da empresa.
Esse tipo de gestão, tem por objetivo organizar os processos internos e administrar todos os tipos de recursos, inclusive os recursos humanos. Isso porque o resultado a ser alcançado depende de um funcionamento integrado e alinhado dessas metas estabelecidas pela gestão.
Para que tudo isso possa ser gerenciado, torna-se necessário ter informações confiáveis e em tempo real para assegurar o processo de tomada de decisão de forma assertiva. Visto que as informações são essenciais para desenvolver os seguintes elementos:
- Elaborar o Planejamento estratégico;
- Utilizar os Indicadores de Desempenho;
- Implementar recursos tecnológicos;
- Implementar uma gestão financeira eficiente.
Nesse ponto, é que o papel estratégico desenvolvido pela contabilidade nos últimos tempos faz a diferença. Pois, essa proposta de serviços contábeis ajuda na elaboração de relatórios gerenciais para dar suporte em cada decisão tomada pelos gestores.
Como a contabilidade ajuda a gestão empresarial?
A contabilidade tem muitas formas de ajudar a gestão empresarial, principalmente tendo em vista a sua grande contribuição com toda a escrituração contábil e planejamento tributário. Além disso, a contabilidade auxilia na tomada de decisão de forma direta.
Veja a seguir as principais contribuições da contabilidade para a gestão empresarial:
1 – Apoiar o processo decisório com informações confiáveis sobre o negócio e dados econômicos que permitem uma análise mais assertiva das estratégias empresariais;
2 – Ajuda a manter um controle financeiro eficiente do fluxo de caixa, mantendo o equilíbrio entre as obrigações e os recebimentos da empresa;
3 – Facilita a apuração e análise dos custos do negócio, além de identificar as situações que estão ocorrendo desperdício de recursos;
4 – Oferece dados essenciais para o gerenciamento do negócio, tais como: patrimônio líquido, receita bruta, lucro e endividamento;
5 – Apoia com o planejamento tributário que permite manter as obrigações fiscais em dia e identificar a melhor forma de gastar menos com os impostos, conforme a lei;
6 – Auxilia em todas as análises do negócio com relatórios gerenciais e contábeis, que oferecem subsídios para entender a situação atual do negócio;
7 – Oferece registros de todas as movimentações financeiras de forma confiável e atualizada. Com isso, permite a utilização de indicadores de desempenho financeiros e econômicos para analisar o desempenho dos negócios.
Portanto, a contabilidade exerce um papel estratégico junto à gestão empresarial ao oferecer informações de qualidade de todas as movimentações financeiras do negócio. Se gostou do artigo e tiver interesse em mais informações sobre o assunto, entre em contato com o Grupo Híbrido para conhecer nossos serviços.