O Livro-caixa para Advogados é uma ferramenta importante de controle de finanças, onde registram-se todas as entradas e saídas do caixa. A fim de preencher um livro caixa, é necessário anteriormente ter uma boa compreensão de todos os dados contábeis que envolvem a atividade do advogado.
Idealmente, os registros no Livro-Caixa para Advogados devem ocorrer diariamente, a fim de garantir um melhor acompanhamento da condição financeira do negócio. Continue lendo este artigo com o intuito de entender mais sobre o preenchimento simplificado do Livro-Caixa.
Qual a importância do Livro-Caixa para Advogados?
O Livro-Caixa para Advogados deve ser levado a sério, pois é um documento que ajuda no acompanhamento da situação financeira do escritório ou da prática jurídica. Além disso, ele permite identificar gargalos financeiros e ajuda a emitir relatórios e projeções de crescimento.
Porém, para isso é necessária uma organização precisa com informações padronizadas. Tendo em vista a especificidade do segmento dos advogados, deve-se prestar bastante atenção no momento do preenchimento.
Quais informações devem constar no livro-caixa para advogados?
Confira, em seguida, as informações que devem obrigatoriamente constar neste documento:
- Valores de saída;
- Valores de entrada;
- Datas das transações (tanto para créditos quanto para débitos);
- Breves informações acerca dos registros.
Podem-se calcular os saldos diários através da subtração de saídas e soma das entradas. Portanto, uma vez que houve fechamento de um período, não se pode retornar e alterar dados de datas prévias.
Como fazer o preenchimento de um livro-caixa para advogados?
Confira, em seguida, um passo a passo para o preenchimento:
- Escolha do tipo de Livro-Caixa: Atualmente, o Livro-caixa é virtual, em softwares específicos de contabilidade. Procure escolher o formato que mais se encaixa na rotina de seu escritório.
- Registro de transações: Com o livro-caixa para advogados estruturado, comece o preenchimento seguindo os padrões estabelecidos pela lei e evitando todo e qualquer tipo de rasura;
- Cálculo de saldo: Juntamente com o registro das transações de débito e crédito, é necessário também realizar o cálculo do saldo atual de forma recorrente, a fim de acompanhar o fluxo financeiro do escritório;
- Fechamento mensal: Por fim, ao encerrar um mês, revise as informações dos dados e realize o fechamento. Procure identificar padrões financeiros (de lucro ou prejuízo), e reunindo informações para a gestão financeira do escritório.
Precisa de ajuda para manter corretamente o seu livro-caixa?
A fim de evitar erros no preenchimento do livro-caixa e manter controle sobre as movimentações financeiras de seu negócio, busque o auxílio de uma equipe de contadores.
Conheça e entre em contato com o Grupo Híbrido agora mesmo para garantir a manutenção correta do seu livro-caixa!
Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este.