Quais são os tipos de certificado digital?

Existem alguns tipos de certificado digital que podem ser usados pela sua empresa. Leia e tire suas dúvidas sobre o tema.

Existem diversos tipos de certificado digital no mercado, por conta de sua aplicabilidade em diversas situações. Funcionando como uma comprovação da identidade de uma pessoa ou empresa, os certificados auxiliam na assinatura de documentos e sua autenticação virtual, sem exigir reconhecimento de firma em cartório.

Assim, fazendo uso de uma tecnologia confiável baseada em criptografia, todos eles garantem confidencialidade e segurança, variando apenas em alguns conceitos de usabilidade, finalidade e forma de acesso. No decorrer deste artigo você entenderá mais detalhes sobre isso.

Os tipos de certificado digital

Certificado digital consiste, de maneira geral, num mecanismo virtual de chave e fechadura. Ou seja, a chave permite acesso ao documento, autenticado as edições. Toda alteração pretendida fora dessa abertura está fora da autenticação, protegendo portanto todos os dados ali presentes.

Os tipos de certificado digital podem se agrupar sob diferentes elementos, quer seja quanto à finalidade (uso empresarial, uso pessoal, uso de estabelecimentos públicos), e o modelo de sua usabilidade (que se refere aos tipos entre A1 e A3 e S).

Tipos de certificado digital quanto à finalidade

Alguns acessos virtuais exigem o uso de certificado digital, por exemplo, a plataforma do INSS, as juntas comerciais e a Receita Federal no Portal e-CAC.

Por isso, profissionais que precisam de acesso a estes sistemas acabam contando com algum dos tipos de certificado digital. É o caso das pessoas contadoras, que possuem um tipo específico de certificado digital profissional. Enquanto isso, outros tipos de certificado compreendem profissionais de advocacia (associado à OAB), profissionais da saúde, pessoas físicas, ou mesmo empresas.

No caso das empresas, as aplicabilidades são as mais vastas, dando acesso a plataformas como o eSocial, emissão de notas fiscais, acesso ao e-CAC acima listado, autenticação de site e comércio eletrônico e mais.

Tipos de certificado digital quanto ao modelo

Duas possibilidades existem dentro dos tipos de certificado digital: A e S. Os certificados tipo A visam autenticar e identificar a pessoa assinante, já os de tipo S têm por objetivo o sigilo, a criptografia dos dados para que ninguém além das pessoas permitidas possam acessar tais informações.

O tipo A possui dois subtipos, o A1 e o A3. O A1 permite sua instalação em diversos aparelhos simultaneamente, pode ser importado por aplicações, permite backup e não exige instalação de leitores de cartão. A validade do A1 é de 1 ano.

No caso do A3, a validade sobe para 3 anos, mas não pode ser instalado em máquinas. Ele consiste num cartão móvel que deve ser levado em todas as circunstâncias que seja necessário. O A3 oferece um nível superior de proteção.

Escolhendo entre os certificados

O momento de investir num dos tipos de certificação digital pode ser complexo para algumas pessoas empreendedoras. Por isso, contar com a ajuda de uma empresa especializada no tema, que possa guiar sua marca neste momento, é algo ideal. Converse com o Híbrido agora mesmo e saiba mais como a assessoria pode lhe ajudar.