Formas de remuneração dos sócios: Pró-labore
No artigo de hoje, o Grupo Híbrido fala a respeito das diferentes formas de remuneração dos sócios em uma empresa.
Este assunto é de grande importância dentro do mundo corporativo, afinal, tem a ver com a configuração e manutenção do contrato e capital social do empreendimento.
Para começar, o blog disserta a respeito da forma mais conhecida de remuneração societária: o pró-labore.
Este recurso difere-se do salário recebido por funcionários de uma empresa, sendo exclusivo dos sócios.
Realizar seu cálculo de maneira adequada é essencial para que todos os participantes da sociedade recebam consoante as atividades que desempenham dentro da companhia.
Em suma, esse cálculo leva em consideração o salário de mercado para a profissão exercida pelo sócio, de modo que o pagamento esteja nivelado com os preços praticados de maneira oficial.
Outros dados, como os gastos do empreendimento com despesas e compra de materiais, considerados quando o cálculo de pagamento de pró-labore efetiva-se.
Não há uma regra que obrigue o pagamento de pró-labore, exceto para sócio administrador da empresa e sócio que de fato exerça funções nesta.
No entanto, essa ação pode gerar benefícios interessantes para os negócios, como o incentivo à participação do corpo societário nas atividades empresariais.
Existem diferentes formas de remuneração dos sócios e é preciso equilibrar as contas da empresa de modo que os pagamentos não ultrapassem os limites de saídas de recursos.
No caso do pró-labore, este deve ocorrer de maneira regular e os valores acordados nem sempre continuam os mesmos.
Formas de remuneração dos sócios: Distribuição de lucros e dividendos
Entre as formas de remuneração dos sócios, pode-se citar também a distribuição de lucros e dividendos.
Essa modalidade difere do pró-labore, pois seu cálculo é baseado na comparação entre o faturamento bruto anual e as despesas do mesmo período.
A distribuição de lucros, conhecida como dividendos, acontece quando a empresa registra lucro em suas operações, resultando em um saldo positivo.
A distribuição de lucros e dividendos é uma das formas de remuneração dos sócios que, se realizada dentro dos parâmetros contábeis adequados, é livre da incidência de impostos e recolhimento de contribuições como o INSS.
O valor para referência no pagamento de lucros a cada sócio pode ser calculado segundo a posse de quotas no negócio.
Como se efetua o pagamento dos sócios?
Definir as regras de remuneração societária no contrato social é fundamental para que todos os participantes compreendam as diretrizes relativas às cotas e aos pagamentos.
O sócio deve conhecer seus deveres e direitos na sociedade, consultando o contrato para confirmar informações relevantes quando necessário.
Para conhecer tudo sobre direito societário, acesse a proposta do Grupo Híbrido.